fbpx

Como usar a cúrcuma?

cúrcuma como usar - Açafrão
()

Sumário

Dicas de como usar a cúrcuma.

A cúrcuma é um tempero comum em muitas receitas, especialmente na culinária indiana e asiática. Algumas dicas para incluir a cúrcuma em sua dieta incluem:

  1. Adicionar a cúrcuma em pratos de arroz ou quinoa para um sabor e um tom amarelo vibrante.
  2. Misturar a cúrcuma em smoothies para um boost de sabor e benefícios para a saúde.
  3. Adicionar a cúrcuma a sopas e caldos para um sabor adicional e um tom amarelo vibrante.
  4. Usar a cúrcuma em marinadas para carnes, frutos do mar e legumes.
  5. Misturar a cúrcuma em molhos, como hummus, ou em preparações de queijo para um sabor adicional.
  6. Adicionar a cúrcuma em bebidas quentes, como chá ou leite com especiarias, para um sabor adicional e benefícios para a saúde.

É importante lembrar que a cúrcuma é mais bem absorvida pelo corpo quando combinada com pimenta-preta, gordura saudável e uma pequena quantidade de ferro. Portanto, considere adicionar um pouco de pimenta-preta e uma fonte de ferro, como espinafre ou feijão, para acompanhar a cúrcuma em suas refeições.

Receitas famosas com cúrcuma

Aqui estão algumas receitas famosas que utilizam cúrcuma:

  1. Arroz tandoori: este prato é uma mistura de arroz temperado com especiarias, incluindo cúrcuma, com frango ou legumes grelhados.

  2. Curry de frango: um prato indiano tradicional feito com frango, cenoura, batata e cúrcuma, cozinhado em um molho cremoso de coco.

  3. Creme de abóbora com cúrcuma: uma sopa quente e reconfortante feita com abóbora cozida, caldo de legumes e cúrcuma temperada com outras especiarias.

  4. Smoothie de cúrcuma: uma bebida refrescante feita com leite de coco, banana congelada, cúrcuma e outras especiarias, misturadas em um liquidificador.

  5. Suco de laranja com cúrcuma: um suco refrescante feito com laranjas frescas, gengibre e cúrcuma, misturados em um liquidificador.

  6. Risoto de frango com cúrcuma: um prato de arroz cremoso temperado com cúrcuma e cozido com frango e legumes.

  7. Omelete de cúrcuma: um omelete temperado com cúrcuma e outras especiarias, cozido com ovos e queijo.

  8. Creme de cúrcuma: uma mistura de cúrcuma, leite e outras especiarias, cozida em fogo baixo até ficar cremoso.

Origem da cúrcuma

A cúrcuma é uma planta da família das zingiberáceas, originária da Índia e do sudeste da Ásia. Ela é conhecida por sua raiz, que é utilizada como tempero em muitas receitas culinárias, especialmente na culinária indiana e asiática. A cúrcuma é também utilizada em alguns sistemas de medicina tradicionais, como a medicina ayurvédica, como um remédio para uma variedade de condições de saúde. Além de seu uso culinário e medicinal, a cúrcuma também é usada como corante natural em alguns produtos alimentícios e cosméticos.

Descubra os segredos da cúrcuma e como ela pode afetar a sua circulação com o doutor Alexandre Amato, cirurgião vascular do Instituto Amato! Aprenda sobre os efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes, anti-tumorais e hipoglicêmicos da cúrcuma e como ela pode ajudar a melhorar a sua saúde. Descubra também como a cúrcuma pode afetar a circulação e o que pode ajudar ou piorar essa condição. Confira as dicas de uso e preparo da cúrcuma e compartilhe o link com aqueles que você ama e quer bem. Não perca essa oportunidade de descobrir mais sobre a cúrcuma e como ela pode afetar a sua saúde!

O texto fala sobre a cúrcuma, um tempero muito conhecido e apreciado por muitas pessoas, e sua relação com a circulação. O objetivo é esclarecer se a cúrcuma tem algum efeito na má circulação e o que pode ajudar ou piorar essa condição. O texto também menciona o uso da cúrcuma como tempero e seu baixo poder de absorção pelo corpo. A cúrcuma possui um efeito anti-inflamatório significativo e uma baixíssima toxicidade, além de ter propriedades antioxidantes, anti-tumorais e hipoglicêmicas. No entanto, é preciso ter disponibilidade no sangue para que os efeitos sejam sentidos. O texto também menciona que a cúrcuma pode ter efeitos benéficos na circulação, mas é preciso mais pesquisas para confirmar essa afirmação. No final, o texto menciona algumas dicas de uso e preparo da cúrcuma.

Olá, sou doutor Alexandre Amato, cirurgião vascular do  Instituto Amato e hoje eu vou falar sobre a cúrcuma que é um  tempero super conhecido, adorado por muitos e a relação com a  circulação, se tem efeito na má circulação e o que poderia  ajudar ou piorar. Fica comigo que até o final vou te dar até  dicas de uso, dica de preparo, como utilizar pra ter algum  efeito. Mas antes disso, pega esse link do vídeo, encaminha  pra quem você gosta e que quer bem porque isso aqui vai te  ajudar a melhorar a sua saúde. Me conta lá embaixo nos comentários,  você gosta de cúrcuma? Você costuma colocar cúrcuma na  alimentação? Lá em casa, por exemplo, a gente adora, né?  Arroz sempre a gente coloca cúrcuma, sempre tá colocando  sempre que possível. Tem o aspecto positivo disso aí, mas  tem que saber que o uso da cúrcuma como tempero,  ele é fraco, ele não tem todo esse efeito que eu vou  falar aqui. Então, a curcumina é o princípio ativo principal,  bioativo, né, da cúrcuma longa, que é o açafrão da terra,  também chamado de gengibre amarelo. Se você cortar no  meio, você vai ver que ele é bem amarelão no meio, tem essa  tonalidade exatamente por causa da cúrcuma. Ele é muito rico  em polifenóis e eu vivo falando de polifenóis aqui no  canal e do impacto dos polifenóis na saúde  vascular. No caso da cúrcuma, né? O polifenol mais  importante é uma classe, né? São vários, são os  curcuminóides. Quando usa a cúrcuma como tempero, ela  tem uma baixa absorção, então por isso que eu falei que  apesar da gente colocar no arroz… A gente teria  que colocar em toda alimentação pra conseguir absorver o  suficiente pra ter algum efeito. Apesar disso, a cúrcuma  já era utilizada há mais de três mil anos atrás como  tratamento. Já tinha sido descrito. Então, vamos começar  falando dos efeitos da cúrcuma, da curcumina no corpo, então o  principal deles e o mais conhecido é o efeito  anti-inflamatório. Quase todo mundo sabe que a cúrcuma tem um  efeito anti-inflamatório. Agora tem alguns trabalhos que  mostraram até que tem um efeito comparável com alguns  anti-inflamatórios não esteroidais até mesmo alguns  anti-inflamatórios derivados do do corticoide, então esse  efeito é significativo, a questão é que a gente tem que  ter a disponibilidade no nosso sangue, não adianta a  gente comer e sair tudo pelas fezes, né? A gente tem que  absorver e a grande vantagem comparado com o outros  medicamentos é que tem uma baixíssima toxicidade. O efeito  anti-inflamatório da curcumina, ele é muito complexo, ele vai  envolver várias citosinas, várias células diferentes,  várias proteínas. Eu vou tentar fazer aqui a forma mais  simples de explicar tudo isso. Eu já tenho um vídeo inteiro  sobre isso, né? A inflamação aguda, ela é boa, ela acaba  gerando reparo do nosso tecido, a inflamação não. A  inflamação crônica, ela faz mal. O efeito da curcumina é  primeiro nas citosinas pró-inflamatórias que acabam  desencadeando essa inflamação e inibindo a migração dos  macrófagos. Os macrófagos são parte do nosso sistema de  defesa, então essas células vão atrás de algum ataque no nosso  corpo e normalmente a inflamação significa que tá  acontecendo algum ataque, entre aspas aí naquele local. Então,  a curcumina acaba inibindo o fator de que é o TNF-alfa e a  interleucina-seis, que são fatores inflamatórios  significativos e ele também modula o nosso sistema imune.  Algumas pessoas acabam falando “ah, porque aumenta a imunidade.”.  Não, não é que aumenta, ele modula de forma que deixa numa  intensidade correta, nem pra mais, nem pra menos. Alguns  estudos mostraram até que ele aumenta os marcadores  anti-inflamatórios no nosso corpo e diminui os  pro-inflamatórios. Agora a curcumina tem outro efeito  também é muito conhecido, né? Que é o efeito  antioxidante. O efeito antioxidante, o efeito  anti-inflamatório, eles andam juntos. O que a curcumina  faz? Ela vai diminuir aquelas espécies reativas de oxigênio  que fazem parte da oxidação do corpo e preserva a função  mitocondrial. Mitocondrial é aquela organela que tem dentro  da célula que ela é responsável pela respiração celular e ela  que produz a energia da célula, então curcumina acaba  protegendo e preservando a função dessa mitocôndria. E  como que ela faz isso? Aumentando um mecanismo  nosso corpo que é a superóxido dismutase e dessa forma  aumentando nosso sistema de defesa da oxidação. Então a  oxidação é um fenômeno que acaba quebrando algumas  moléculas nossas e levando ao envelhecimento e a várias  doenças. Tem alguns trabalhos que mostraram efeito  bactericida, bacteriostático, antiviral, antifúngico. Eu não  vou entrar nesse mérito, se você quiser que eu fale disso,  por favor comenta lá embaixo que eu posso fazer um vídeo  sobre esse assunto, mas aqui eu tô falando da curcumina e a  sua influência na circulação. Afinal, sou cirurgião vascular.  Tem trabalho estudando a curcumina com câncer, curcumina  com com Alzheimer, diabetes, artrite, psoríase. Então, tem  todas essas doenças aí porque realmente é uma  substância bem interessante e com propriedades bem úteis pro  nosso corpo. Agora do ponto de vista vascular, eu vou buscar o  dano endotelial. Endotelial é aquela primeira camada de  células dentro da artéria. Então na parede do vaso, a  curcumina tem um efeito de diminuir esse enrijecimento da  parede vascular, a parede não fica tão dura, né? Que é  exatamente o processo de evolução da aterosclerose,  principalmente quando a curcumina é consumida junto com o  exercício físico, esse efeito é mais benéfico em pacientes que  tem também diabetes, esse efeito é benéfico, já foi  demonstrado em pesquisa científica, melhorando aí  vários dos parâmetros hemodinâmicos. Agora a  curcumina tem também um efeito anti apoptótico. O que é  isso? Apoptose é a morte programada da célula. Então,  todas as nossas células, elas nascem com um tempo de vida  programado. Elas vão morrer, não tem como não morrer. Agora  a curcumina, ela acaba postergando essa morte, acaba  empurrando o reloginho um pouquinho mais pra frente. Isso  ficou demonstrado nos cardiomiócitos, são as células  musculares do coração, então tem um efeito aí cardiovascular  importante. Agora, já tem relato na parede vascular  da curcumina melhorar o colágeno, melhorar também a  elastina, que são as duas estruturas principais da parede  do vaso, exatamente a falha no colágeno, falha na elastina que  acaba levando a formação de aneurismas, aquela  fragilidade da parede do vaso, grandes rompimentos por  causa dessa fragilidade do vaso. Então, se a gente tem o  colágeno, que é o tijolinho que acaba formando a nossa  estrutura da parede vascular. Agora não é sem risco, esse é  um grande problema, a curcumina, ela é um tempero, ela tá  disponível pra todo mundo, é fácil, compra no supermercado.  Será que ela é realmente zero toxicidade? Será que não tem  influência nenhuma negativa na na saúde? Tem alguns trabalhos  que mostraram uma alteração no intervalo QT. O que é isso? É  no eletrocardiograma, ou seja, na parte elétrica do  coração. Tanto isso é relevante que algumas pessoas  propuseram o uso da curcumina junto com a outra medicação pra  tentar diminuir esse efeito, outras pessoas começaram a  colocar a curcumina em formato diferentes, né? O nanoformatos  ou disponíveis junto com uma molécula carreadora,  carregadora dela, que acaba pegando e levando moléculas  lipídicas e acaba liberando de forma mais controlada e  evitando essa alteração no eletrocardiograma e a baixa  disponibilidade, né? Não a disponibilidade no  supermercado, isso aí você vai lá compra e é superfácil, eu tô  falando disponibilidade no seu sangue. Significa o quê? Que se  eu virar  tudo isso aqui de de curcumina eu vou  aproveitar muito pouco. Boa parte disso vai sair nas fezes  do jeito que entrou. Então as vezes você gasta muito dinheiro  com uma curcumina que tá entrando e saindo e não tá  fazendo efeito nenhum. Então a gente tem que aumentar essa  biodisponibilidade e isso tem como ser feito, eu vou explicar  aqui porque afinal é um medicamento barato no ponto de  vista custo benefício, né? Seria capaz de minimizar o  impacto de uma das doenças que mais afeta o mundo inteiro, né, são as  doenças cardiovasculares, que mais causa óbito no mundo  inteiro. Imagina se a gente tem algo tão simples assim que a  gente consegue diminuir na população toda a morte por  causa disso. Seria muito interessante, mas pra isso a  gente precisa ter mais pesquisa, mais estudo pra  contornar aí os problemas relativos à curcumina. Agora já  falei de todos os efeitos, falei de como que é a  curcumina, o que faz, não faz no corpo. Ea má circulação, o que tem a  ver? Bom, a gente divide má circulação e má circulação  arterial que seria as doenças ateroscleróticas basicamente e  a má circulação venosa. Então, aonde que tem todo esse  impacto? Eu falei da fisiopatologia de tudo isso e  essa fisiopatologia tá relacionada a doença  aterosclerótica. Então, a aterosclerose tá nas artérias e  não nas veias. Então, o uso da curcumina para profilaxia, pra  prevenção de doença arterial faz sentido. Agora, como fazer isso  pra doença venosa? Será que vale? Tem algum efeito? Olha,  eu procurei muito na literatura científica algum efeito da  curcumina em doença venosa em varizes. Não encontrei, não tem  nada falando disso. Pelo modo como a curcumina funciona, eu  acredito que ela possa diminuir um pouquinho a fase  inflamatória da doença venosa. Então, poderia melhorar talvez  um pouquinho dos sintomas inflamatórios da doença mas não  vai prevenir a doença, principalmente porque a doença  venosa, ela tá mais ligada a uma questão genética e seria  mais um sintomático. Agora, na no quesito doença arterial,  sim, ela tem um impacto, a gente precisa de mais estudo  pra saber exatamente quanto que é esse impacto, mas nada impede  de você começar a usar de forma profilática. Agora, qual que é  a dica de uso? Como a gente deve usar a cúrcuma no  dia a dia? Então, você pode colocar como tempero, sabe? Porque gosta  do tempero, porque gosta do sabor, sabendo que tem essa  biodisponibilidade limitada. Agora, você pode usar de uma  forma mais controlada, né? Então, aí vai ser por meio de  suplementos ou com a manipulação. Normalmente quando  a gente faz a manipulação, a gente vai colocar uma outra  substância junto, que é a piperina que vai aumentar a  absorção da curcumina. Todos os estudos da curcumina na saúde  vascular, a dose diária gira em torno de entre cento e  cinquenta a dois mil miligramas por dia, então tem até trabalho  com menos, com cento e dez, mas assim, a maior parte dos  trabalhos tá entre duzentas miligramas e seiscentas  miligramas por dia. Pra prevenção da doença vascular, a  dose seria menor, faz sentido, né? Aí talvez em torno de  quinhentas, seiscentas miligramas diárias junto com em  torno de dez miligramas piperina é o suficiente pra ter  uma boa absorção. Agora tem gente que relata doses  altíssimas de curcumina no tratamento, então eu já ouvi  gente falando três gramas, quatro gramas de curcumina  no tratamento. Eu preciso falar que isso não tá embasado em  literatura nenhuma, né? Como eu disse, os trabalhos chegam até  dois gramas diários. Pra dois gramas diários a gente poderia  colocar quarenta miligramas de de piperina junto pra aumentar essa  absorção. Mas fora isso a cúrcuma é bem saborosa, é algo  que você pode colocar no tempero da comida da sua  família e sabendo que tá fazendo um bem. Gostou do nosso  vídeo? Inscreva-se no nosso canal, compartilhe com seus  amigos e fica aí que eu vou colocar o próximo melhor vídeo  pra você assistir. 

O que você achou deste artigo?

Clique nas estrelas

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Como você achou esse post útil...

Sigam nossas mídias sociais

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

>
Scroll to Top
error: Alert: Content selection is disabled!!